segunda-feira, 28 de julho de 2008

PARA ALÉM DO MAQUIAVÉLICO



Em pleno momento pré-eleitoral em que vivemos, com as eleições para prefeitos e vereadores nos vários municípios brasileiros, é de bom grado resgatarmos o pensamento de Nicolau Maquiavel (1469-1527) e sua contribuição para o chamado Realismo Político. Obra que ocasiou uma cisão no modelo de política até então entendido.
Maquiavel foi, e é ainde hoje, vítima constante de interpretações equivocadas. Sua má fama começou logo depois da sua primeira publicação da obra O Princípe, em 1531. Tais interpretações deram origem ao termo “maquiavélico”, adjetivo incorporado ao nosso vocabulário, definido pelo dicionário Aurélio como “que tem, ou que que há perfídia, dado, má fé; astuto, velhaco, ardiloso” e pelo Hauaiss como “que envolve perfídia (...) que se caracteriza pela astúcia, duplicidade, má-fé; ardiloso, velhaco,” onde tais termos encaicham-se muito bem nas ações de vários políticos brasileiros.
Nesse sentido, é que a difusão da obra ao longo dos três séculos seguintes, as atenções se voltaram para aspectos inusitados do texto maquiaveliano, e não "maquiavélico", como é comumente pronunciado pelo
senso comum, com destaque para certas idéias como: o governante deve fazer o mal de uma só vez e o bem aos poucos; o governante deve parecer ser bom mas não sê-lo de fato; o governante deve evitar gastar o que é seu e gastar o que dos outros, etc. Percebemos também, que hà uma efetividade desses pensamentos de maneira muito clara na política atual, ou melhor, na politicagem brasileira.
Sentenças estas que rompem com a tradição dos manuais do bom governante, pois parecem defender que o governante seja mais um despóta do que um pai-da-pátria. As oligarquias brasileiras, nordestinas e mais especificamente maranhense que o digam. Tais distorções só perduram em virtude daqueles que não se debruçaram com atenção, ou mesmo intencionalmente, sobre a leitura de sua obra mais conhecida, O Princípe. E há ainda aqueles “políticos” que propalam aos quartros cantos que tal obra é seu livro de cabeçeira.
Em meados dos séculos XX, novos estudos mostraram uma outra faceta do texto (O Princípe), revelando ser ele uma das principais obras de Filosofia Política de todos os tempos. Assim, O Princípe, embora tenha sido escrito numa época marcada por monarquias absolutistas, não deve ser identificado a elas, mas ao modelo de governo que se instalou em Roma, no final da República e antes do surgimento dos governos imperiais.
Maquiavel ao análisar os chamados principados, tem em vista que o governante não deterá todo o poder político em suas mãos, mas deverá se submeter ao jogo político existente em qualquer Estado. Nesse sentido, ele deverá, entre outras coisas, ficar atento as forças políticas existentes, saber reconhcer os interesses em disputa, enfim, liderar e comandar a ação política no seu Estado para que não seja destituído do poder.
E é justamente nesta parte da obra, em que se encontra uma noção importantíssima para pensamento maquiaveliano: a de que todo Estado há basicamente dois grandes interesses em conflito, o dos ricos ou popolo grasso, que deseja comandar, e dos pobres ou popolo minuto, que deseja não ser oprimido. Vai ser da oposição desses interesses que nascem quase todas as disputas políticas na cidade e cabe ao governante ficar atento a isso para que não ceda aos interesses dos grandes e oprima o povo - pelo visto, no Brasil a situação é totalmente invertida. Quando isso ocorre, ou o governante fica refém desse pequeno grupo político ou perde o poder, pois não tem mais o apoio do povo.
Assim, na obra O Princípe, é mostrado que o bom governo não uma tarefa façil e exige a aquisição de qualidades políticas que ele nomeia como virtù. Sendo que, a noção de virtù maquiaveliana, não pode ser literalmente taduzida como virtude, pois os dois termos não possuem a mesma compreensão. A virtù pode ser sintetizada, grosso modo, como um conjunto de qualidades políticas necessárias ao bom governo e à conservação do Estado, o que implica atitudes, como dito, nem sempre conforme a noção comum de virtude. Fazer o mal de um só vez e o bem aos poucos – algo comum na política brasileira, não pareçe ser um ato virtuoso, embora seja uma virtù do governante.
Nessa pespectiva, foi que Maquiavel através de sua vasta experiência política adquirida nos anos em que trabalhou como diplomatata em algumas cortes italianas, percebeu que muito daquilo que era visto como vício ou conduta equivocada se revelou extremamente eficaz para a conservação do poder. Essa análises maquiavelianas dão margem ao surgimento do chamado Realismo Político, separando definitivamente o poder do Estado do poder da Igreja, criando a concepção de Estado Laico. Enfim, tendo em conta a veritá effettuale della cosa, ou seja, a verdade efetiva das coisas, o que realmente ocorre no mundo político é que se pode considerar como virtù algo que normalmente muitos recriminariam.
Portanto, o governante que atentar para estes aspectos mais essencias apresentados em O Princípe conseguirá ser muito mais eficiente na conservação do poder e fará um bom governo. Isso comprova que a má fama de Maquiavel e a interpretação dada para "maquiavélico" são muito mais de um desconhecimento da obra ou de uma leitura desatenta, de quem não percebeu ou não nunca quis perceber, no caso dos "políticos" brasileiros, os reais sentidos da obra.

21 comentários:

MARCENIA disse...

Olá Marcos, acredito que o profissional tem que trabalhar muito mais as suas habilidades políticas do que teóricas. E isto requer um exercício quase que diário: ouvir muito, dialogar sempre, ceder nos seus pontos de vista (muitas vezes) exercer uma capacidade “confederativa” e, sobretudo, ter um estômago do tamanho de um pântano para engolir muitos “sapos”. A leitura de O Príncipe de Maquiavel é atualíssima para o mundo das organizações. As idéias desse autor já provocaram muitos protestos ao longo dos tempos, levando, até mesmo, o adjetivo de “maquiavélico” , como você mesmo disse,a tomar conotação pejorativa, que mantém até hoje.
Exatamente por sua obsessão pela política enquanto prática, O Príncipe não é um tratado teórico, tampouco uma obra especulativa em busca de explicações profundas sobre a natureza dos fenômenos sociais e nem se prende a rígidos critérios científicos. O fascínio de Maquiavel é o fascínio das coisas práticas, para alcançar objetivos elevados. Li Maquiavel e adorei.Parabéns pelo texto, realmente ,conhecimento é a melhor porta de entrada para o sucesso profissional, porém não devemos esquecer das articulações políticas que no mundo de hoje, é muito importante.
Ah!Belo blog!

Anônimo disse...

Ola Marcos
Coloquei o artigo no blog "Pela Moralização" abraços

Anônimo disse...

foi muito bom seu trabalho, O fascínio de Maquiavel é o fascínio das coisas práticas, para alcançar objetivos elevados.Fiama,Lucas, Pedro e Fabrício Ensino Médio C.E. Dr. Geraldo melo

Anônimo disse...

ÊÊÊ legal
:D
\o/

Anônimo disse...

entaum interessante tudo isso ai, aprendemos muito com essa leitura tão criativa que lemos. vlw



Diego, Mauricio, Myrian e João


Geraldo Melo 3° ano A

Anônimo disse...

Maquiavel foi um historiador e poeta italiano que escreveu o livro O Príncipe. Uma de suas frases mais conhecidas é: "Os fins justificam os meios".

Principalmente por essa frase, passou a ser chamada de maquiavélica a pessoa que era assertiva, firme em seus propósitos. Só que com o tempo, tanto a frase dele, quanto essa palavra foram se deturpando, e agora são associadas a ser malvado, agir de forma injusta, terrível.

Então, maquiavélico, NA VERDADE significa "o que é firme em seus propósitos". Mas sempre que você ouvir falando por aí, vai querer dizer "injusto", "terrível".
Jéssica Leticia , Hayanne e Raphael .

Anônimo disse...

marcos o seu trabalho esta sendo bem legal.nos concordamos plenamente com o que voce disse. temos que aprender a lutar por nossos direitos, e nao nos deixar levar pelo poder dos politicos que nao fazem quase nada hoje em dia.
dirlanny, fabiana, jadiane, naitha.c.e.dr.geraldo melo. 3º A

Anônimo disse...

Nicolau Maquiavel foi um grande pensador apesar de ter sido vitima da mídia soube se sobressair, levando muitos a refletir sobre um novo tipo de governo e...
depois que...assim...
chegou onde quis!

Anônimo disse...

é bastante interessante.
fala sobre um momento eleitoral em que vivemos,ou seja,é um começo que dá origem a vários termos em relação à nossa política.
Priscila Costa (3ºano "A")
Neidilene Lopes (3ºano "A")

Anônimo disse...

Os Soares (T.L)de Sao luis -MA , do colegio Geraldo Melo , achamos interesante como foi dado esse comentario . abradeçemos a oportunidade \
x Leandro.Soares e Tulio Soares --'

xD

Anônimo disse...

Maquiavel foi um historiador e poeta italiano que escreveu o livro O Príncipe. Uma de suas frases mais conhecidas é: "Os fins justificam os meios".

Principalmente por essa frase, passou a ser chamada de maquiavélica a pessoa que era assertiva, firme em seus propósitos. Só que com o tempo, tanto a frase dele, quanto essa palavra foram se deturpando, e agora são associadas a ser malvado, agir de forma injusta, terrível.

Então, maquiavélico, NA VERDADE significa "o que é firme em seus propósitos". Mas sempre que você ouvir falando por aí, vai querer dizer "injusto", "terrível".
Jéssica Leticia , Hayanne e Raphael .
3°A Geraldo Melo

Anônimo disse...

Professor Marcos maravilhosa matéria ....parabéns ..
msn tiina.182@hotmail.com
Theresa Cristina .."geraldo melo"3a
thassy_garcia@hotmail.com
Thassiany garcia 3 a geraldo melo

Anônimo disse...

Nicolau Maquiavel foi um grande pensador apesar de ter sido vitima da mídia soube se sobressair, levando muitos a refletir sobre um novo tipo de governo e...
depois que...assim...
chegou onde quis.Resumindo, gostei do texto!^^

Jefferson,Delane,Daureane,Kamila,Erlaine.
C.E Dr. Geraldo Melo ¬¬

Anônimo disse...

C.E.Dr.Geraldo Melo
Data:
Nome:Rafael Victor Nº38 3ºA

Nicolau Maquiavel foi um dos que contribuiu para o chamado realismo político.mas por ser vitima ate hoje com a publicação de sua obra "o Príncipe, em 1531.

Anônimo disse...

bem legal interessante a historia e o meio de como ela começou.Acho interessante
a comparaçao da politica daquela com a politica de hoje os politicos sao eleitos somente para mentir e fazer promessas e nao cumprir.Por isso devemos avaliar as propostas de cada um.

Anônimo disse...

Maria e Edylanne
3º ano A Geraldo Melo
seu comentario e bastante construtivo, apresenta de modo esclarecedor do senso comum de cmo a politica pode ser vista por varios angulos.
:)
add aii maah_nuniis@hotmail.com e lannecarol_14@hotmail.com

Anônimo disse...

esta fazendo uma apologia a politica errada e ao mesmo tempo se contradiz tentando dar um sentido pejorativo a palavra " maquiavelico" mas analizando na visao critica o trabalho ficou genial. Natalia,Maria A. e Jessica brena

Anônimo disse...

Professor Marcos sou Carlos Raphael da Silva Teixeira você lembra de mim sou Raphael do 3º Ano turma A.Mas eu eu te acho muito legal eu gosto muito de você.Você é muito amigo pra mim..
abração muito apertado do coração

Anônimo disse...

http://markonzo.edu http://blog.bakililar.az/pressurewashers/ http://blog.bakililar.az/adjustablebeds/ http://www.aarp.org/community/Purifiers/journals/ http://www.rottentomatoes.com/vine/showthread.php?p=17358489 replied http://treadmill.indieword.com/ http://delta-faucets.indieword.com/

Anônimo disse...

Вот еще немного ссылок на тему, Сэкс Знакомства

Движок Знакомств - http://masonslade.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Лесбиянок - http://traviskareem.dousetsu.com
Видео Позы Секса Для Беременных - http://kieranoleg.dousetsu.com
Знакомства Через Веб - http://nolanmacaulay.dousetsu.com
Знакомства Лучшие - http://brennanknox.dousetsu.com
Секс Чат Майл - http://jerryemery.dousetsu.com
Nirvana Сайт Знакомств - http://patrickmagee.dousetsu.com
Лесби Чат Знакомств - http://paulelijah.dousetsu.com
Необычные Позы Для Секса Фото - http://joelkennedy.dousetsu.com
Ищу Девушку Для Виртуального Секса - http://marshallconan.dousetsu.com
Фото Знакомства Женщины - http://wayneyoshio.dousetsu.com
Знакомства Нефтекамск - http://uptonwilliam.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://berkchanning.dousetsu.com
Самые Большие Сайты Знакомств - http://peterdieter.dousetsu.com
Замужние Женщины Для Секса - http://ezekieluriah.dousetsu.com
Оральный Секс Для Девушки - http://abelbenjamin.dousetsu.com
Зеленоградский Сайт Знакомств - http://tanekjonas.dousetsu.com
Секс Для Удовольствия - http://grayulric.dousetsu.com
Девушки Для Секса Ярославль - http://kaseemraja.dousetsu.com
Опен Сайт Знакомств - http://ryanigor.dousetsu.com
Знакомства Сегодня - http://clarkeburton.dousetsu.com
Откровенные Знакомства - http://clintonmalik.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Эстонии - http://hedleymicah.dousetsu.com
Сайт Серьезных Знакомств - http://channingjohn.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Мариуполе - http://eltonjarrod.dousetsu.com
Секс Видио Чат Онлайн - http://gilzane.dousetsu.com
Секс Для Oblivion - http://rashadezekiel.dousetsu.com
Сайт Знакомств От 50 Лет - http://jakeememerson.dousetsu.com
Знакомства В Москве И Московской - http://isaacdriscoll.dousetsu.com
Сервер Знакомств - http://dominicarden.dousetsu.com
Донецкий Сайт Знакомств - http://stoneblaze.dousetsu.com
Секс Игры Для Мобильного - http://grahamcedric.dousetsu.com
Давай Познакомимся Стихи - http://ericmarshall.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Полных Людей - http://guytyrone.dousetsu.com
Реальные Встречи Для Секса - http://lucianorson.dousetsu.com
Онлайн Секс Чат Девушки - http://jacksonerasmus.dousetsu.com
Tatar Сайт Знакомств - http://rajanigel.dousetsu.com
Знакомства Для Секса За Деньги - http://wadeodysseus.dousetsu.com
Вирт Знакомства Чат - http://brianleroy.dousetsu.com
Девушки Для Секса В Уфе - http://hoyttanner.dousetsu.com
Познакомились В Интернете И Поженились - http://avrameric.dousetsu.com
Возраст Для Первого Секса - http://dillonoleg.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://rudyardroth.dousetsu.com
Красноярский Сайт Знакомств - http://mylesmicah.dousetsu.com
Знакомства Mail Ru Без Регистрации - http://yulinicholas.dousetsu.com
Хочу Познакомиться С Итальянцем - http://borisalec.dousetsu.com
Мамаба Сайт Знакомств - http://alicolby.dousetsu.com
Planet Знакомства - http://abeljakeem.dousetsu.com
Юины Для Секса - http://colthoward.dousetsu.com
Секс Игрушки Для Котов - http://herrodandrew.dousetsu.com

debora disse...

Marcos, Parabens pelo artigo, bem interessante...a comparação com os tempos atuais me pareceu oportuna. Abraço.