quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A Internet como uma ferramenta pedagógica



A Internet como uma nova ferramenta pedagógica, coloca o professor diante de um novo paradigma na educação. Colocando tal profissional da educação como um mediador que orienta os alunos. O professor deixa de ser o centro do saber e essa mudança de postura necessita novas estratégias de ensino.O chamado hipertexto ou texto eletrônico possui características próprias e que devem ser dominadas pelos alunos e professores. A leitura não linear, pode, à primeira vista, parecer caótica, mas, em pouco tempo, percebe-se que os alunos facilmente dominam o meio digital.Onde muitas vezes os próprios
alunos já possuem mais domínios que os próprios professores.
Vários são os fatores, de acordo com pesquisas, que afirmam os pontos positivos do uso da Rede pelos alunos, tais como: o acesso a diferentes links favoreceria a construção de textos reduzidos. Com uma navegação rápida e apoiada em recursos áudio-visuais. Estimulando também o pensamento não linear e cooperativo, exigindo uma nova compreensão de autoria.Assim, percebemos que com advento da Internet, as formas de se perceber um texto se tornam cada vez mais exigidas, pois não só existem os textos verbais, mas também os visuais e sonoros. O contato com o texto, antes através do material impresso, é feito na tela, requerendo mais rapidez, dinamismo e menos espaço. Temos como grande exemplo desse novo paradigma os blogs, que são páginas de fácil edição que permitem a publicação de textos, imagens, vídeos e áudios. O professor ao trabalhar com blog, oferece aos alunos a possibilidade de interagir com pessoas de outros espaços geográficos.
Se caracterizando como espaços de autoria e de conversação. O computador, especificamente a tela do mesmo, vira espaço para o diálogo/cooperação entre escritores e leitores, diálogo esse que pode ocorrer no espaço do próprio suporte. Essa inovação ou intervenção é tão radical que faz com que os leitores possam se transformar em co-autores, dado que seus comentários e intervenções podem chegar aos escritores de forma rápida e direta, sem passar por intermediários como antes. A tela do computador como suporte textual permite que qualquer pessoa com acesso à Internet possa publicar textos livremente e sem mediações, e a mesma tela permite que o escritor peça a colaboração do leitor que pode, agora, intervir no próprio conteúdo do texto.
Nesse sentido é que pode-se desenvolver várias atividades nos
blogs, desde projetos de intercâmbio, até páginas wiki ou editores de textos online. Pode-se desenvolver um blog da turma onde são publicados os textos produzidos durante um ano letivo, um blog sobre um tema de estudo, um blog de poesias, ou de pesquisas etc… As possibilidades são inúmeras e dependem do interesse e necessidades da turma. Isso sem esquecermos que o professor(a) tem papel fundamental na orientação desses conteúdos.
Portanto, a Internet é uma ferramenta pedagógica de suma importância no mundo atual. Uma conquista humana imensurável, porém como tudo na vida é necessários que pais e professores estejam atentos ao uso indiscriminado da mesma. Casos são alardeados a todo momento nas mídias televisiva, e os fatos sociais estão obrigando a criação de uma legislação penal concreta que coíba qualquer tipo de abuso. Mas é do consenso de grande parte dos educadores que o uso adequado da Internet possibilita aos alunos uma dinâmica de ensino maior que alunos de décadas que ainda não usufruiam da Rede. Logo, esperemos que hajam políticas públicas que democratizem o uso da Internet possibilitando a todos navegarem nessa grande teia de idéias, como já ocorre em muitos países desenvolvidos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahe boa postagem Marcos,a maioria das pessoas gostam muito de internet mais os fins é que realmente não justificam os meios rsrsr e isso é preocupante, uma ferramenta desse nível deve ser usada de forma mais adequada, parabéns pelo trabalho.

Gládis Leal dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gládis Leal dos Santos disse...

Interessante semelhança com meu texto "Leitura e escrita na internet", publicao em 18/09/2008.

Por que nào refencia suas fontes, professor?