terça-feira, 28 de abril de 2009

USURPARÇÃO DO ERÁRIO x CALAMIDADE x DESCASO(a ordem dos tratores não altera o viaduto, até porque ele já foi superfaturadoenãovai serconstruído mesmo)



(Foto enviada por Alan Marcos, morador e corresponte via Ciberespaço de Pedreiras-MA)


Ante as calamidades que assolam o Brasil, sejam naturais ou socias, sendo que muitas das vezes as duas situações estão interrelacionadas (violência, desemprego, miséria, fome, enchentes, etc). Continuamos a nos deparar, com políticos sem um mínimo sequer de bom senso. Por mais que a sociedade os rechaçe em prol de suas condutas, ainda assim, continuam a querer justificar os erros. Seria o momento de se retratarem, pedir desculpas ou “pedir para sair” (como diria o Capitão Nascimento) a sociedade. Buscarem agir de forma diferente. Mas não é bem isso o que acontece. Subestimam a inteligência de todos. Onde até o ser mais embrutecido dentre o povo, sabe que não é Ético, muito menos Moral usufruir do dinheiro público para fins de lazer, ou prazer.

Seria o momento de todos aqueles que possuem cargos públicos, como os deputados, estarem trabalhando para tentarem amenizar o sofrimento daqueles que sofrem com as cheias dos rios maranhenses, principalmente na Região do Médio-Mearim, nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras. Hoje, o número de pessoas afetadas direta ou indiretamente em todo o Estado, ja passa dos 100 mil.

Entretanto,
o que tenho visto por parte do poder público ainda é muito pouco, para tentar amenizar tamanha destruição. E menos ainda por parte desses “representantes” chamados de deputados. Estão muito mais interessados em brigar para manter suas regalias, que não são poucas, a arregaçarem as mangas. O povo?! Coitados de nós! Querem mais é que “pobre se expluda!”. Como diria um antigo personagem do comediante Chico Anísio, chamado de "Justo Veríssimo"(Foto logo acima). Ainda era uma criança, quando assistia a este quadro cômico,mas já percebia a relação com nossos políticos brasileiros, e que continua muito atual.

Não é a toa, que o IDH-M ( Indice de Desenvolvimento Humano - Mundial ) no caso do Maranhão contínua em primeiro lugar, nos aspectos negativos, pois possuímos uma coja de sangue-sugas em todas as áreas políticas. As prefeituras são “vacas leiteiras”, como diz o “cabôco".Os vereadores, são pagos para não fazerem nada, ou melhor, fazem,aprovam os projetos e as contas da prefeitura. Os deputados, sem comentários! O governador, foi deposto, não soube trabalhar na oportunidade que teve, daí voltamos a estaca zero.

Nesse contexto, ao ler um artigo que me foi enviado por e-mail, publicado na Folha de São Paulo pelo jornalista Clovis Rossi, fiquei mas indignado ainda com o cinismo que realmente prepondera entre alguns políticos brasileiros e especificamente maranhenses. É o caso do deputado da bancada maranhense Domingos Dutra (PT). O mesmo já foi citado por mim neste Blog no TÓPICO: Filosofia Política (Ética ou Moral? O escândalo da vez!). Onde é denunciado como um dos deputados (51% do 513) do Congresso Nacional que utilizaram passagens aeras para fins de diversão. No caso de Domingos Dutra (PT), ele viajou só 7 vezes para Santiago no Chile e Miami (EUA).

Depois que a “farra do boi" veio a tona, ele declarou estár temeroso à "daqui a pouco, a andar de jegue, morar em casa de palafita e mandar mensagens por pombo-correio".Coitadinho! Seria mais honroso, ou menos vexante, se o mesmo permanecesse calado. Como já disse o filósofo da linguagem Ludwig Wittgeinstein (1889-1951), em uma de suas proposições lingüísticas, a 7ª proposição: “o que não se pode falar, deve-se calar.” Tu perdestes uma ótima oportunidade Sr. Domingos Dutra. Pois quanto mais mexe, ou melhor, fala, mais fede! Reproduzo na integra o conteúdo da entrevista, para que vocês se "deliciem" com tamanha aula de cinismo. Realmente, mereceria o Prêmio Nobel (DO CINISMO, DA CARA-DE-PAU, etc.)

Leia na íntegra o artigo.

*Colunista da Folha de S.Paulo diz que Dutra deveria receber Nobel do cinismo

Estou abrindo uma subscrição pública para comprar uma casinha para o pobre deputado Domingos Dutra (PT-MA), que diz temer ser obrigado, "daqui a pouco, a andar de jegue, morar em casa de palafita e mandar mensagens por pombo-correio".
Coitadinho. Não sei se choro de dó ou recomendo o ilustre pai da pátria para o Prêmio Nobel do Cinismo, a ser ainda criado, mas que será, fatalmente, atribuído a um congressista brasileiro (ou a todos eles de cambulhada).

O coitadinho do Dutra só esqueceu que:

1) tem casa de graça em Brasília, paga por nós; 2) tem uma verba para gastar com correspondência que daria para inundar de papel uma cidade pequena;
3) carro é o que não falta para os pais da pátria. Se faltasse, o gordo salário que ganham daria para comprar ao menos um.

É, portanto, de um cinismo imbatível, digno de prêmio. Aliás, o seu partido, o PT, enchia a boca antigamente para reclamar dos privilégios de que gozavam os parlamentares (os "300 picaretas" de Lula, lembra-se?). Chegou ao poder e lambuza-se no gozo das vantagens a ele inerentes, para não falar nos trambiques que levaram o procurador-geral da República, com o aval do Supremo Tribunal Federal, a rotular suas principais lideranças de "organização criminosa".

Mas o coitadinho do Dutra não está sozinho na disputa pelo Nobel do Cinismo. O líder do PTB, Jovair Arantes, aquele mesmo que confunde as "coisas" públicas com as suas "coisas", agora pergunta, ante a ameaça de cancelamento das passagens para parentes de deputados: "Não posso mais trazer minha filha para dormir comigo?".
Pode, Arantes. É só pagar a passagem, como fazemos todos os mortais comuns. Repito: essa gente toda acha que maracutaias, trambiques e privilégios são direitos adquiridos. O Nobel do Cinismo seria pouco.

Folha de S.Paulo

12 comentários:

Anônimo disse...

Hum!Muito interessante,ao ver essas postagens de sofrimentos,dor,desespero de pessoas(crianças,homens,mulheres,e jovens).Se cada brasileiro contribuissem com estas pessoas talvez muitas delas estariam abrigadas ou até mesmo não estaria passando fome.
O país precisa se sensibilizar e se colocar no lugar de cada pessoa alí presente.
autoras:Ana Lícia, Thayane, Jessica;alunas da escola Dr. Geraldo Melo 3° ano "B".

Anônimo disse...

john e jessica (3 B) GERALDO MELO A PAGINA E MUITO BOA MUITO INTERESSANTE ...............

Anônimo disse...

Realmente os nossos politicos não tem a decencia para nos representar,diante dessa calamidade publica que vive o nosso pais e principalmente o nosso estado o Maranhão que vive um momento de estrema necissidade de ajuda principalmente deles os nossos representantes que em vez de estarem preocupados em ajudar os desabrigados estao preocupados em recuperar o direito de viajar com o dinheiro do povo enquanto nós o povo o mais necessitado de tudo estamos a mercer da miséria e do descaso ,a enchentes no Maranhão estão fazendo cada vez mais vítimas e poder público será que está aparecendo?ou comparecendo?indo até essas vítimas ou até os locais alagados dando assistência para esse povo todo? isso não sabemos responder mas nós a sociedade estaremos sempre pronto a ajudar os nosso irmãos necissitados.pois se o governo e osrepresentantes não fazem,temos que dar o nosso próprio jeito.
Escola:C.E.DR:GERALDO MELO
ALUNAS:PATRÍCIA,NATÁLIA E LUCIANA
SALA:3 ANO DO ENSINO MÉDIO.

Anônimo disse...

Este blogue tras um assunto muito importante sobre o sinismo do deputado Domingos Dutra,com os desvios das passagens,compradas com dinheiro publico.Isso mostra que o governo brasileiro ta um desastre ,é cada um querendo ser mais esperto que o outro,e a populaçao é que paga o prejuizo,tendo uma pessima educaçao e um desastre total na saude.a unica coisa que cada deputado fala quando entra na politica é prometer e quando ganha o que acontece é isso,é um roubo que nem da pra imaginar,como pode existir pessoas tao sinicas,mas na politica se pode esperar tudo. LAIS E FRANCINEIDE, ESCOLA D. GERALDO MELO,SERIE 3.B

Anônimo disse...

"C.E" DR GERALDO MELO
ALUNAS: BRUNA e JORGENILDE 3 ANO B


PODEMOS PERCEBER QUE AO LONGO DESSE TEMPO NOS DEPARAMOS COM UM DESCASO POR PARTE DA NATUREZA E AO MESMO TEMPO DESCASO SOCIAL ONDE A POPULAÇAO PROCURA AJUDA EM VARIOS SETORES PULBLICOS E NAO ESTAR SENDO POSSIVEL ENCONTRAR UMA RESPOSTA PRA ESTAS SITUAÇOES. QUE NO ENTANTO POLITICOS CORRUPTOS ESTAO USUFLUINDO DOS DINHEIROS QUE NAO OS PERTENCEM.

Anônimo disse...

É uma vergonha para todos ,pela que são representados por estes ´´cara de pau.Que se acham ofendidos por reclamamos nosso direitos.

Anônimo disse...

o meu comentario sobre a politica q dentro da sociedade hoje esta em aria de risco ,pq a enchente tomou conta dos bairos de sao luis e os prefitos n fasen nada pra a juda se nao for a populacao eles n terian ater hoje nada para vertir e para beber por causa desas chuvas as pessoas estao debaicho de pontes e na casas de amigos.e a saude dessas pessoas como sera q estar,sera q elas estao bem e cade o prefito q agora a gente n ver mas quando e pra faser politica tods sae de se uas tocas e vem emgana as pessoas com a quele velho papa q vai construier um hopital vai dar uma vida melhor pro povo cade ,onde estar os hospitas cade os medicos ,nao tem ,por isso q a populacao feca revoutada com essa palhacada desses politicos corupitos .o que o povo quer e uma vida melhor e uma boa deguenidade.

Anônimo disse...

VAMOS TORCER PARA O RIO MEARIM BAIXAR E QUE TODAS ESSAS PESSOAS SE ESTABELECER E TER UMA NOVA VIDA...
AUTORAS: ANA LÍCIA, THAYANE, JESSICA R.ALUNAS DA ESCOLA Dr. GERALDO MELO TURMA 3° ANO "B".

Anônimo disse...

É uma vergonha para todos ,pela que são representados por estes ´´cara de pau.Que se acham ofendidos por reclamamos nosso direitos.
ISSO TEM QUE MUDAR!!!!!!!!!!!
C.E.GERALDO MELO
3ºANO ´´B´´
NOME:FERNANDA E KATRINE

Anônimo disse...

o meu comentario sobre a politica q dentro da sociedade hoje esta em aria de risco ,pq a enchente tomou conta dos bairos de sao luis e os prefitos n fasen nada pra a juda se nao for a populacao eles n terian ater hoje nada para vertir e para beber por causa desas chuvas as pessoas estao debaicho de pontes e na casas de amigos.e a saude dessas pessoas como sera q estar,sera q elas estao bem e cade o prefito q agora a gente n ver mas quando e pra faser politica tods sae de se uas tocas e vem emgana as pessoas com a quele velho papa q vai construier um hopital vai dar uma vida melhor pro povo cade ,onde estar os hospitas cade os medicos ,nao tem ,por isso q a populacao feca revoutada com essa palhacada desses politicos corupitos .o que o povo quer e uma vida melhor e uma boa deguenidade.NOME:ERIKA E ANDRESSA ESCOLA :DR GERALDO MELO (3 ANO B )

Anônimo disse...

achamos
otimo!fala sobre fatos reais criticando esses bandos de cara de pau, eles deverião criar juizo e ver que ha muita gente precisando deles neste momento.sobre o caso da cheia devemos parar de falar muito e agir,de conciencia limpa pois um dia pode acontecer com nós mesmo.ass:daiana naiara,eline e rafael O.

Anônimo disse...

A realidade dessas pessoas é muito triste pois ao se depararem com suas casas, lojas e escolas inundadas poderam perceber que o aquecimento global era provocadas pela sua inresponsabilidade ao jogar lixo em buero provoca muita poluição ,desmatando as matas e muito mais. Isso servi para nos conciêntizar e presevar mais o nosso mundo.

Josilma Silva
Faryanna Freitas
luzia A. Mesquita
Geraldo Melo 3º ano "B"