sexta-feira, 24 de abril de 2009

UM ANO DEPOIS, NOVAS CHEIAS DO RIO MEARIM.


(Foto feita por celular/Thomas/Pedreiras-MA)

A praticamente um ano atrás, assim que criei o Blog, postei um artigo sob o título "Aquecimento Global e as Cheias do Rio Mearim" no TÓPICO Meio Ambiente. No qual falei das relações do chamado "Aquecimento Global" e as mudanças climáticas no planeta. Algo já alertado pelos cientistas do Painel Internacional sobre Mudança Climática ( IPCC ), onde afirmam que a distribuição das chuvas pelo globo será fortemente alterada. Aumentando a disponibilidade de água em alguns lugares, principalmente nas latitudes médias e nas regiões tropicais úmidas. Havendo mais seca nas regiões áridas e semi-áridas. E mostrava que as enchentes nos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale no Maranhão, estavam diretamente relacionados com essas previsões.

Um ano depois, não deu outra! Novamente o
Rio Mearim volta a encher e desabrigar milhares de pessoas. No Maranhão, já são mais de 40 mil pessoas desalojadas de suas casas. Vivendo em condições extremas,sub-humanas, dividindo espaços em galpões e em escolas públicas improvisadas, com crianças, jovens, adultos, idosos, animais, sem as mínimas condições de higiene e alimentação - se houver alimentação para todos.

Campanhas são feitas para sensibilizar a sociedade, para que contribuam com donativos e com o que puderem. Concordo plenamente, nesse momento de aflição por que passam tantas famílias, devemos sim nos solidarizar com a causa. Entretanto, não devemos esquecer que a responsabilidade principal é do poder público, em ajudar de forma plena e efetiva todos os desabrigados pelas enchentes no Estado. Verbas é o que não faltam! Agora sim, é hora do poder público mostrar a que veio - ou seria a que foi eleito?

É um tanto falacioso, as autoridades utilizarem-se de argumentos dispersivos, ao colocarem o peso, ou pelo menos é o que dá a entender,da responsabilidade social para a sociedade não atingida. Se as prefeituras não tem projetos de recuperação dos rios, se elas não se preparam antecipadamente para garantir proteção para as famílias afetadas, se elas não acompanham os dados metereológicos, o problema não é da sociedade. Ou melhor, é sim! Pois se trata do retorno que temos, ao elegermos representantes tão medíocres para assumirem cargos de vital importância para a sobrevivência de todos.

Sem contar com outros fatos paradoxiais que ocorrem quando essas cidades ficam alagadas (Pedreiras e Trizidela do Vale). Uma pequena "elite" local aproveita para se divertir com as subidas das águas. Pegam sua voadeiras (canôa motorizada), outros Jat Ski, já presenciei até mini hiates (sem brincadeiras!). Saem pelas ruas alagadas fazendo tour, acompanhados de mulheres e amigos, tomando todas. Pouco ligando para aqueles que estão sofrendo. Poderiam muito bem utilizar seus binquedinhos para ajudarem os que precisam. Mas tal pensamento passa longe dessa burguesia.

Pode até parecer contraditório o que acabei de argumentar, pois os mesmos poderiam dizer que também não são responsáveis e nem obrigados a ajudarem os chamados alagados. Entretanto, são esses mesmos que fazem parte da cúpula política de forma direta e indireta dessas cidades. Fora aqueles outros, que não tem o mesmo poder aquisitivo (pequenos burgueses, proletários e lupin proletariados), mas tem como padrões o mesmo comportamento. Saem de suas casas para contemplarem o rio na sua cheia, tomarem suas cachaças e se divertirem as margens do Mearim. Sem refletirem o verdadeiro sentido daquilo tudo. É muita Alienação! Produto de anos de domínio de uma oligarquia, que pelo andar da carruagem, está difícil de sair das entranhas do poder em nosso Estado.

Devemos sim nos solidarizar e ajudar na mediada do possível. Assim como, cobramos das autoridades competêntes, atuações enérgicas para resolverem os problemas dos necessitados, o mais rápido possível. Afinal, os impostos que pagamos diarimente precisam serem revertidos de alguma forma para o benfício de todos, principalmente nestas horas.

28 comentários:

alan verme asqueroso disse...

aqui em pedreiras ta sendo uma festa, milhares de pessoas adimirando as cheias, vendas de alimentos na beira do rio como se fosse ponto turistico!!!viva as cheias de pedreiras,a unica tragedia que traz mais beneficios que prejuisos(pelomenos pros pederes públicos)

Anônimo disse...

"B"
Concordo com o Alan, muita gente passando por uma cituação complicada e outros fazendo disso motivo de festa, a vida não para, isso é bem verdade mas não podemos esquecer que essas águas que estão trazendo diversão pra alguns estão trazendo muita dor de cabeça para outros, e quanto ao poder público eu não vou nem comentar...

ninja disse...

bem a nossa situação no moemnto é muito complicada,mas é,como o alan fala,pimenta no olhos dos outros é refresco nos nossos;agumas pessoas estão sem obrigadas a sair de suas casaas por estarem submersa outras sendo mortas pela enchente enquanto outras divertem-se.Eu sem motivos de me aproveitar da desgraças dos outros já fui lá e curti.
Lá tem muitas pessoas que vão só pra adimira esse fenomeno e não posso deixar de falar quer o governo está ajudando os pobres enfelises;sestas basicas,medicamento,agasalho,alojamento mas só que por trás disso tem outro problema as escolas do estado e municipal estão servindo de casa para as pessoas afetadas pela a enchento.È isso essa é a realidade.

Anônimo disse...

concordo plenamente...
...O governo realmente deveria ajudar mais os desabrigados das enchentes tambem ja presenciei varias cenas de politicos passando ferias em outros lugares sem dar a minima para os que estao la sem abrigo e sem comida sem ter nada para beber muitos ate mesmos estao sem metade de suas familias pois muitos morrem afogados
Marina
1 a

Anônimo disse...

sergio manoel disse:
bom, devemos ajudar pois estas pessoas são pessoas assim como nos e estão precisando de ajuda e de alguma forma podemos colaborar,esse programa é muito interessante pois está sensibilizando as pessoas a colaborar com essas vitimas.
Muitas familias estão em situações muito desagradaveis e precisando de ajuda, mas muitas muitas pessoas não estão se comovendo com essa situação.
geraldo melo
1 ano A
alunos: sergio e samylle
27/05/09

Anônimo disse...

As pessoas ficam dizendo que a culpa dessas enchentes é dos governadores,mais na verdade as vezes a culpa e deles mesmo por jogarem lixos nos lugares inadequados e a caba intupinddo os lugares que a água passa. Pelo outro lado os governadores poderiam ajudar as pessoas que estão sem moradias sem comida e a falta de higiene que nos lugares não tem...

Maraia da Graça e klicia
Geraldo Melo
1º Ano A

Anônimo disse...

Muitooo bom o assunto abordado, fala da realidade atual, aquii no Maranhao.

Anônimo disse...

zellweguer e haydiffel
Devemos mesmo nos solidariezar com as vitimas das enchentes, temos que ajudar como podemos e tbm temos que lembrar os nossos governantes da situação atual do nosso estado e torcer para eles ajudarem!
GM

Anônimo disse...

Ronaldoooo!!!!!!

Anônimo disse...

RONALDO !

Anônimo disse...

Danilo Mailson

Essa imagem e esse texto falam sobre a realidade do nosso estado... isso prova que devemos nos conscientizar e tomar providencias melhorar a vida, não só dessas pessoas quanto a nossa própia qualidade de vida.

Anônimo disse...

E,triste ver essas pessoas..q sao...vitimas..das engentes, que percam...tudo...alimentos...roupas..moveis...
e muito..triste!!!....
o q e bom...q tem a colaborizaçao...de pessoa q ajudam...de tal ..forma...
desribuindo...alimentos..roupas..etc....
e bom...ver..isso..q e o apoio..
"Sociedade!!!!"
comentarios:julio e patricio....

Anônimo disse...

Porque campanhas são feitas para sensibilizar a sociedade, para que contribuam com donativos e com o que puderem.
comrntarios:wanderson de oliveira; e Guilherme vasconcelos
colegio Dr Geraldo melo
turma:2°B.

Anônimo disse...

C.E.Dr.Geraldo Melo
Francklin & Thyrone
Turma:2ºB
Isso é nada mais nada menos que o fruto da realidade
nós plantamos nuitas coisa ruims por isso acho que esse fato que esta acontecendo é por causa de nós humanos que não sabemos aproveitar as coisas boa da vida !
nós na verdade só sabemos
Destruir !

Anônimo disse...

Entretanto, não devemos esquecer que a responsabilidade principal é do poder público, em ajudar de forma plena e efetiva todos os desabrigados pelas enchentes no Estado. Verbas é o que não faltam! Agora sim, é hora do poder público mostrar a que veio - ou seria a que foi eleito?
Afinal, os impostos que pagamos diarimente precisam serem revertidos de alguma forma para o benfício de todos, principalmente nestas horas.

Anônimo disse...

CALAMIDA
muitas Campanhas são feitas para sensibilizar a sociedade, para que contribuam com ajudas e com o que puderem. Concordo com esse momento de aflição por que passam tantas famílias, devemos sim nos solidarizar com a causa e que possamos ajudar essas pessoas necessitadas q estão passando por essa CALAMIDADE .
a comunidade depois desse fato se uniu mais para com os atingidos da enchente .a doação de outros habitantes foi uma forma de espressar caridade,
ALUNOS
ITATYARA DUARTE
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
PATRICIA DE OLIVEIRA
SALA 2 ANO B
C.E.DR.GERALDO MELO

Anônimo disse...

Claudiane Lima,Fagner,Erick.
turma:2ºB

O Maranhão está em estado de calamidade,pois,as fortes chuvas desabrigaram varios moradores nos municipios:Trizidela do vale,Pedreiras.
Com isso o Maranhão,ficou em estado de alerta.
Com isso achamos que os prefeitos dessas cidades onde ocorreram essas inchentes devem tomar decisoes e providenciar o maximo possivel abrigos e alimentos para essas pessoas que estao em estado grave.

Anônimo disse...

Hi, as you may already discovered I'm newbie here.
Hope to get any assistance from you if I will have any quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anônimo disse...

Hello,
I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.

Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.

You can view live demo and download from here www.getbelle.com
If you found bug reports or you have suggestions pm me.
Wish you a happing using.

many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for paying the hosting and developement of the theme

Quabournott

Anônimo disse...

instant online payday loans http://2applyforcash.com Piniafamp payday loans WataFrege [url=http://www.2applyforcash.com/]online payday loans no fax[/url] pay day loans Apart from booking agent, few other business partnerships offers also available with service uncle as sales the page url in the first couple of sentences of the content between 4-6 times throughout the content.You discover distinct factors like what works and what does of the same marketing to double and triple your income.If you have ever make the mistake of giving any of the bad ones your e-mail address, you doubtless regretted it, because to earn more money afar from their present jobs.

Anônimo disse...

Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]casinos[/url] around that you can peril Flaw Mansion beside from your mobile? We acquire a with unfixed casino within reach after iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Elegantiae your gaming with you and be a winner [url=http://www.avi.vg]adults[/url] wherever you go.

Anônimo disse...

fwfdmgzvz www.louisvuittononlineshoes.com ombhyuahe [url=http://www.louisvuittononlineshoes.com]louis vuitton handbags usa[/url] wvxqclhdt
gamyxwads www.newdiscountlouisvuittonhandbags.com dzvtbpjlj [url=http://www.newdiscountlouisvuittonhandbags.com]louis vuitton for sale[/url] xmuoqjxqi
uhpxirmpu www.louisvuittonhandbagson-sale.com rssmzmowk [url=http://www.louisvuittonhandbagson-sale.com]louis vuitton luggage[/url] usllnfrvd
ylncwuzgo www.newdiscountlouisvuittonhandbag.com xuwajfzfm [url=http://www.newdiscountlouisvuittonhandbag.com]louis vuitton bags[/url] ufdbdstij
iowjkfmym www.louisvuittonreplicbagsonline.com fmazmkyny [url=http://www.louisvuittonreplicbagsonline.com]discount louis vuitton bags[/url] ifxdlogxd

Anônimo disse...

michael kors bags fmlyemoz michael kors handbags gyxzoavh michael kors outlet srfzxpgs michael kors purses shfkwiep michael kors sale dxnrxqdm Michael Kors aoeiaevj

Anônimo disse...

louboutin hrzuiptd christian louboutin tqstbpna louboutin pas cher klxwvkwb escarpins louboutin rmdonnvd louboutins dszrrule

Anônimo disse...

When applied in cool, wet weather, it can cause burning of the leaves and the russeting of fruit.

Native plants or at least plants adapted to similar conditions as
your region will have a better chance of growing and thriving.

In some cases, the quantity of materials for
making compost in the amounts desired (an annual layer 2 inches
deep across the garden) cannot be obtained.

Here is my site orthodontics

Anônimo disse...

If you experience some emotional or physical problems in your life it can soon be seen
in the condition of your hair, using natural and organic products aids in
the recovery of your hair. s Therapy Treatment line, which
is a lightweight replenishing treatment that protects and maintains
hair condition. The professional hair merchandise of Loreal are effectively currently being sold all more
than the world in about one hundred thirty different countries.



My blog post :: hair products

Anônimo disse...

There was a point when I was single that I used to judge people I dated by whether they liked cats or not.
The lead character of Dumm's strip was a male, whereas Messick's lead
character was female. Stars and the loaded are sometimes (however, not always) capable
to go beyond the holding out course of action to
obtain immediate gratification. They also delight in the creativity provided by the activities.

Studies about Egyptians lend itself to activities such as mummy-making,hieroglyphics tablets or
Egyptian jewelry.

My homepage egyptian newspapers

Anônimo disse...

The Palestinian leader Mahmoud Abbas' recent drastic reorganization of the national security is one sign to this effect. He spoke slightingly but without bitterness of everything he had written, and I knew his new book must be very good for him to speak, without bitterness, of the faults of the past books. They’re the real Mc - Coy and are as old as the date on their front page. Newspapers act as the ideal method of public relations due to its strength as the best way of communication. A Christian newspaperis also associated with various charitable institutions and churches and organizes fund raising events to help and aid such institutions.

Feel free to surf to my web page :: click here