segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Os Simpsons e a Filosofia


Os Simpsons completaram 20 anos no ar dia 18/12. Essa comédia em desenho para televisão mundial, sempre trouxe ironia e irreverência de forma muito inteligente. Poucos sabem que seus autores, dentre eles Matt Groening, estudou filosofia. Que existem umas 300 pessoas envolvidas na produção de um único episódio levando até 8 meses para terminá-lo, a um custo de 1,5 milhão de dólares.

Os Simpsons é rico em sátiras. Isso pode parecer até incongruente para aquelas pessoas que acham que a série não passa de um desenho animado sobre um bobão (Homer)e sua família (Marge,Maggie,Lisa e Bart).Porém ao assitirmos ao desenho com atenção, olharemos segmentos e mais segmentos de sátira, duplos sentidos, alusões á alta cultura e a cultura popular, manipulação, paródia e humor auto-refenrêncial. Isso tudo envolvendo artistas pop's, atores e
atrizes hollyudianos(as),bandas de rock internacionais, políticos, etc.

Logo, existe uma importância filosófica de "Os Simpsons". Isso passa a ser melhor compreendido ao lermos o livro "Os Simpsons e a Filosofia"(Coletânia de Aeon J. Skoble;Mark T. Conard e William Irwin/Editora Madras). São reflexões acadêmicas feitas por grande nomes de Universidades Norte-Americanas. Como exemplo disso, Daniel Barwick fala a respeito do miserável Sr. Burns, para determinar se podemos aprender algo sobre a natureza da felicidade a partir da infelicidade desse personagem, ou Mark Conard ao questinonar: como a rejeição de Nietzsche da moralidade tradicional pode justificar o mau comportamento de Bart? Outros usam a própria série como veículo para desenvolver temas filosóficos de uma maneira acessível aos não-especialista, visto que, uma pessoa inteligente tem sempre interesse em reflexão filosófica mesmo que não viva disso. Um outro pensador, Jason Holt, explora a "Hipocrisia de Springfield", para determinar se a hipocrisia é sempre antiética. Taí um bom tema para ser analisado em várias cidades brasileiras.

Vale a pena ler o livro e continuar assistindo aos "Os Simpsons". Lembrando que para comemorar esse vinte anos, em Janeiro/2010 lançarão um episódio onde em Springfield chega um novo morador, umm gãla sulamericano chamado Ricardo Bomba, mais conhecido como La Bomba. Mas um desenho da série para refletirmos e darmos boas risadas.
(Dã!)

9 comentários:

Anônimo disse...

está ótimo
adorei esse texto tem tudo a ver...
vale a pena ler-lo
(Alanny,Patricia)
segundo ano-B

Anônimo disse...

nome: Eliane Ribeiro e Raquel Ferreira
Serie:2 ano B

realmente é muito interresante esse desenho,além da pequena realidade q eles mostram eles curtem da vida brincando.
é uma pequena filosofia q leva a um horizonte além para pensarmos um pouco na vida, pois eles mostram q a vida pode ser mais divertida. pois a filosofia se faz a partir do noso proprio pensar e questionar, e levar as coisa mas reflexiveis.

Anônimo disse...

É um texto muito interessante e outras pessoas deveriam ter oportunidade de ler esse documentario.
Professor seu blog é dez vc esta de parabens
Itatyara/Mateus henrique

Anônimo disse...

Esse desehho é muito bacana e capiao de audiencia.........
e tbm é muito importante saber que um dos escritores dessa comédia é um filosofo, isso realmente é bem interessante!

Anônimo disse...

Ana Licia Eline Marta e Rafael Oliveira.3° ano "B".Geraldo Melo.
Nós achamos o seu texto muito interessante,e rico em ideias filosoficas.Apesar que ñ acostumamos assistir os simpsons porque não gostamnos.Mas a comparaçaõ que voce fez ,deu para entender o que você quis nos repassar o seu lado filosofico!!!!!!!!
parabens!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

José Carlos(n°21): Os Simpsons é um desenho que visa a ironia e não tem nenhum respeito a ninguem. O desenho que não tem respeito por religião nenhuma, não é educativo.
Camila e Saulo (n°05 e n°38): Achamos OS Simpsons um desenho com boas críticas e irônias pela forma que eles interpretam os problemas familiares.

Anônimo disse...

os simpsons revela não apenas uma comédia mais sim uma cultura popular eurodita e também do nosso cotiano.Algumas pessoas acham que esse tipo de feriado remete apenas uma comédia porém eles se enganam porque a filosofia se bem enterpretada reflete uma filosofia bem autoritaria e ánalitica bem autualizada
INÁCIO, DAIANA, LEANDRO, FARIANE , LUZIA QUITERIANA

Anônimo disse...

[tatiane]eles fazem varias críticas a certos assuntos chamando a atenção do público e do leitor cada personagem interpreta do determinado tema como a rebeldia de um jovem o esforço de uma garota a o pai atrapalhado ... e também ainda dar para se divertir com varias coisas bizarras

Unknown disse...

é um site muito legal,onde muitas pessoas tem livre vontade de se expressar,o desenho os simpsons,é uma satira,e muito ironico,nos alerta pra realidade puxando o lado ironico da vida,e com relaçao a tudo,que diz respeito a realidade do nosso dia-a-dia. "lais 3.b e john..3..b