quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PARABÉNS! SÃO LUIS, PELOS SEUS 399 ANOS. E AINDA VIVEMOS UM PARADOXO!



São Luís é um município brasileiro, capital do estado do Maranhão localizado ao norte do estado. É a única cidade brasileira fundada porfranceses, no dia 8 de setembro de 1612[ posteriormente, foi invadida por holandeses mas terminou por ser colonizada por portugueses. Localiza-se em uma ilha Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Quando em 1621 o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas - Estado do Maranhão e Estado do Brasil - São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa.
A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversos áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país, seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiras como Europa e EUA que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui que é o 2º mais profundo do mundo e um dos mais movimentados, sofisticados e bem estruturados para o comércio exterior no Brasil. Tudo isso aliado a ligação por linha férrea da capital São Luís ao interior do estado, e aos estados vizinhos do Pará, Tocantins e Piauí o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de Itaqui, sendo que com a conclusão de Ferrovia Norte-Sul a cidade vai estar interligada a todas as regiões brasileiras (NO, NE, CO, SE e S) porferrovias, por rodovia a ilha já é servida pela BR-135 que a liga ao continente, e por ar conta com o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado com capacidade de atender mais de um milhão de passageiros por ano, e que já opera com demanda quase saturada pelo movimento intenso de passageiros não somente da cidade de São Luís, mas também por servir como porta de entrada por ser o maior e mais movimentado aeroporto próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O clima em São Luís é tropical e semi-úmido. Isso se deve ao fato da cidade estar localizada próxima a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A cidade apresenta grande quantidade de coqueiros e muita vegetação litorânea. A também pedaços da Floresta Amazônica na cidade protegidas por Parques Ambientais. Pequenos rios nascem na cidade, o Rio Bacanga é um dos mais importantes pois é muito útil para a pesca.
Em 2010 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contou a população em 1,027,098 o que a torna o décimo-quinto município mais populoso do Brasil entre os 5 565 municípios brasileiros, 13° entre as capitais, 4º da região Nordeste e 1° do Maranhão. Sua área é de 831,7 km², e desse total 157,5656 km² estão em perímetro urbano. O município faz parte da Mesorregião do Norte Maranhense e Microrregião da Aglomeração Urbana de São Luís localizada a norte do estado do Maranhão. O Índice de Desenvolvimento Humano do municipio é de 0.778, alto comparado ao IDH do Maranhão.  (Fonte: Wikipédia)
Apesar de tanta história e potencialidades em vários áreas e sentidos, nos vemos perdidos em um mar (literalmente) de podridão política, que vai
desde o clã Sarney em relação ao Estado, quanto aos gestores públicos que tivemos em São Luís nos últimos tempos, diga-se de passagem, o atual, no qual a população já coloca até adesivos nos carros com o nome de João “CAOStelo!”.
Assim ao completarmos hoje 399 anos, prestes a completar quatro século (400) em 2012, a população Ludovicense não tem muito a festejar, tendo em vista, o Caos urbano em que vive a população. Muito descaso e desrespeito com uma cidade e seus habitantes, um lugar tão cheio de riquezas culturais, arquitetônicas, gastronômicas, etc, etc... Lembrando que a poucos dias, a Capital e o Maranhão conseguiram mais um reconhecimento, o "Bumba-meu-boi" maranhense, foi considerado patrimônio cultural do Brasil e da humanidade pela UNESCO. Nos resta, lutarmos para que mudemos esse quadro vexatório na política do nosso Estado e da nossa Capital. Os Ludovicenses merecem uma Capital digna de sua História!

Nenhum comentário: