quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CORRIDA ESPACIAL: 8 MOTIVOS NOS QUAIS O PROGRAMA ESPACIAL DA URSS SUPEROU O DOS EUA



1.    O PAI DAS VIAGENS ESPACIAIS.
Os ianques podem idolatrar Robert Goddard e o alemão Wernher von Braun, mas o 1 sujeito a desenvolver a ciência de foguetes foi o camarada Konstantin Tsiolkovsky. Em 1903, ele inventou o negócio todo, propondo como veículos poderiam atingir o espaço, a velocidade para entrar em órbita e até a construção de foguetes a hidrogênio e oxigênio líquidos.




2.    PRIMEIRO SATÉLITE, CÃO E HOMEM NO ESPAÇO.
A era espacial começou com o Sputnik,  primeiro satélite artificial, com 58,5 cm de diâmetro, lançado em outubro de 1957. Um mês depois,
outro choque, com o primeiro animal no espaço: a cadela Laika, no Sputinik 2. Em 12 de abril de 1961, o planeta Terra tomou conhecimento da palavra cosmonauta com Yuri Gagarin, que deu uma volta em torno do planeta em 104 minutos e voltou vivo. Enquanto isso, onde estava a Nasa? Ah, foram os primeiros a mandar um chimpanzé ao espaço...

3.    O LADO OCULTO DA LUA.
Todo mundo sabe que, ao olhar para a Lua, sempre vemos a mesma face. Isso acontece porque a rotação e a translação do satélite estão em exato sincronismo – um lado sempre fica voltado para a Terra. Os Soviëticos foram os primeiros a ver o que havia do outro lado graças à sonda Luna 3, que em 1959 tirou as primeiras fotografias ali.

4.    A NAVE CONFIÁVEL.
Em julho de 2011, a agência espacial russa proclamou: “Começa agora a era da Soyuz, a era da confiabilidade”. Não, não foi nesse ano que a Soyuz foi inventada. O primeiro modelo – criado numa tentativa de vencer os americanos na conquista da Lua – foi lançado em 1967. Desde então, vem sendo usado consistentemente e, agora, com a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos, é a única forma de acesso tripulado à Estação Espacial Internacional.

5.    RÔBOS SOBRE RODAS.
Muito antes que os americanos fizessem sucesso com seus jipes espaciais, os soviéticos pavimentaram a estrada, com o Lunokhod, veículo não tripulado sobre rodas que passeou pela superfície lunar em 1970. Ele operou por quase um ano e andou 10,5 km. Um segundo modelo, mais avançado, pousou na Lua 3 anos depois, percorrendo impressionantes 37 km em 4 messes. Ainda é recordista em distância da categoria.

6.    CONQUISTA DE VÊNUS.
Qual o único país a colocar uma sonda para enviar fotos da superfície venusiana? Viva a União Soviética! As sondas Venera venceram desafios quase insuperáveis para conquistar Vênus, como a pressão atmosférica chega de 100 vezes maior que a da Terra e as temperaturas de 480 C. As primeiras tentativas resultaram em sondas esmagadas. A Venera 7, em 1970, foi a 1 a pousar em outro planeta. A 1 a enviar fotografias do solo foi a Venera 9, em 1975.

7.    A MÃE DE TODAS AS ESTAÇÕES.
Os americanos gostam de comemorar a Estação Espacial Internacional (ISS). Mas ela jamais existiria se não tivesse seguido os passos da soviética Mir. Suas operações foram iniciadas em 1986 e o complexo foi crescendo, com a adição de novos módulos. Até hoje, o recorde de permanência de um cosmonauta no espaço é o que foi conquistado a bordo da Mir, aposentada (e derrubada no Pacífico) em 2011.

8.    PARECE MAS NÃO É.
Você acha que este é um ônibus espacial americano? Não é. Trata-se do Buran, a versão soviética. É verdade que os Estados Unidos saíram na frente nesse negócio. Enquanto o Columbia fez seu primeiro voo em 1981, o Buran só decolou em 1988. Mas a versão soviética era mais sofisticada, tanto que realizou a missão automaticamente, sem tripulação, da decolagem ao pouso. E o que foi mais perspicaz: os soviéticos perceberam que esse negócio de ônibus espacial não era lá essas coisas e abandonaram o Buran depois do primeiro voo. Os equivalentes americanos foram aposentados em 2011, depois de 30 anos e 14 astronautas mortos. E agora eles precisam pegar carona nas velhas naves Soyuz, usadas a mais de 40 anos pelos russos para levar seus cosmonautas ao espaço.
  

Nenhum comentário: