sábado, 25 de agosto de 2012

AS PRIMEIRAS BANDEIRAS

Ela é um dos símbolos mais importantes de um país. Suas cores e seus desenhos representam a identidade de uma nação. Mas os contornos e tons de bandeira extravasam as marcas políticas e chegam até a materializar a paixão pelo esporte. No entanto, antes mesmo de se tornar esse objeto solene e de adoração, ela já tinha uma função importante. 
As primeiras bandeiras da História não tinham nada a ver com as que conhecemos hoje. Eram pequenos pedaços de madeira em que se penduravam penas, peles, ossos e plantas e serviam para que os membros das antigas tribos se reconhecessem. Desse jeito, não havia confusão na hora de uma batalha, por exemplo. "De uma forma ou de outra, toda cultura inventou para si uma bandeira com semelhanças incríveis", explica
Tiago José Berg, pesquisador de símbolos nacionais pela Unesp.


Com o tempo, as primeiras civilizações criaram os vexiloides, longas hastes de madeira ou metal cobertas com diversos materiais. Não se sabe ao certo quando surgiram, mas o mais antigo de que se tem notícia data de 1500 a. C. e foi encontrado na China. As formas de cada um variava de povo para povo: os mongóis, por exemplo, criavam os seus com crina de cavalo, enquanto o astecas usavam penas de pássaro. O objeto era utilizar em cerimônias religiosas e desfiles militares com a função de reforçar a presença e a cultura de um povo. Por volta do ano 107 a. C., surgiram em Roma os vexilos, "avôs" das bandeiras modernas. Mas foi só na Idade Média que o objeto virou uma febre. Com as cruzadas, as bandeiras se tornou um símbolo de poder para a Igreja, sob o comando do imperador Constantino. Nessa época, as flâmulas mais pareciam brasões familiares. cheios de figuras, brasões e ornamentos. A primeira bandeira moderna surgiu durante a revolta holandesa contra o reinado espanhol, no século 16. O emblema de prinsenvlag ("bandeira do prínncipe"), contava com três faixas horizontais nas cores vermelha, branca e azul. A fama foi tamanha que diversas bandeiras pelo mundo se inspiraram em suas formas - a dos Estados Unidos, por exemplo, é uma delas.

Nenhum comentário: