domingo, 28 de março de 2010

Renato Vive!



Se estivesse vivo, dia 27/03, o Cantor, Compositor e Poeta Renato Russo, completaria 47 anos. Artista controverso e que liderou uma das bandas de maior expressão do Planalto Central e da Região Sudeste do país.

Muitas poderiam ser as palavras que definiriam a meneira como viveu Renato Manfredini "Russo". Mas parecido com muitos outros artistas de sua e de outras gerações, poderíamos dizer que viveu com "Intensidade". Semelhantes a outros artistas - penso ser essa uma das funções da Arte, mas com sua especificidade, subverteu valores, questionou comportamentos e trouxe uma gama de questões que estavma latentes nos jovens de sua época e que ainda vigoram nos dias atuais. Os seus 36 anos de vida deixaram marcas em toda uma geração "coca-cola" ou não. Quem nunca se pegou cantarolando uma musica do Legião? "Faroeste Caboclo", "Pais e Filhos", etc. E se você está na casa dos 20 e canta músicas do Legião Urbana, é sinal que sua obra ainda continua viva.

Renato usou as adversidades para superar a si mesmo. Sua fase intelectual e voltada para a música começa quando ficou dependente de cadeira de rodas por conta de uma doença chamada epifisiólise, quando ainda tinha
13 anos. Canalisou sua doença para leituras e músicas, no qual ficou estimulado a montar uma banda. Seria mais ou menos aquilo que o Filósofo Nietzsche falou: “Aquilo que não me mata me fortalece”.

Monta sua primeira banda - Aborto Elétrico, e em 1982 cria a banda Legião Urbana. Mandaram uma fita demo para a gravadora EMI e um ano depois lançaram seu primeiro disco. Emplacando sucessos que marcaram e ainda marcam gerações, taís como: "Ainda é Cedo"; "Será"; "Pais e Filhos" etc. Passando a se consolidar com uma das maiores bandas do Rock brasileiro.

Viveu o drama de ser portador do HIV no Brasil, e morreu no dia 11 de outubro de 1996. Como último desejo do artista, suas cinzas foram jogadas no Jadim do sítio do paisagista Roberto Burle Marx, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, ao som de uma canções que ele mais ouvia nos últimos dias de vida, "Fantasia para piano", de Schumann. Um gênio, até os últimos minutos na Terra.

Nos últimos tempos, a industria fonográfica ainda fatura com as composições de Renato Russo e da banda Legião Urbana. Uma das última compilações é o CD e DVD do show "Renato Russo Multishow Ao Vivo", gravado em dezembro de 2005, no Rio de janeiro, com particição de vários artistas consagrados do Rock Nacional.

Não parando por aí, de peças de teatro ao cinema, as obras de Renato Russo ainda vivem. Mostrando uma vida pulsante e conturbada do ídolo dos anos 80 e cantadas por milhões de brasileiros até os dias atuais.

Nenhum comentário: